quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Critérios de Avaliação para Final de Ciclo (4º ano)

Agrupamento de Escolas do Cávado Sul

Critérios de Avaliação

1.º Ciclo
2010 / 2011


Introdução

Sendo a avaliação parte integrante no processo ensino/aprendizagem, constitui um instrumento regulador e certificador das diversas aquisições ao longo do Ensino Básico. Uma das finalidades principais a ter em conta, é a regulação do ensino/aprendizagem e deve ser contínua e sistemática, utilizando para tal instrumentos variados para recolha de informações, devendo estes ser adequados à diversidade das aprendizagens e aos contextos em que ocorrem.

Assim ao abrigo do Despacho Normativo nº 1/2005 e nº50/2005, a avaliação visa:
- apoiar o processo educativo, de modo a sustentar o sucesso de todos os alunos, permitindo reajustamentos dos projectos curriculares de escola e de turma, em função das necessidades educativas dos alunos;
- certificar as diversas aprendizagens e competências adquiridas pelo aluno, no final de cada ciclo e à saída do ensino básico;
- contribuir para melhorar a qualidade do sistema educativo.

Assim, e segundo orientações do Despacho normativo nº1/2005 foram elaborados os critérios de avaliação por ano de escolaridade e para final do 1.º Ciclo. Estes critérios têm por base as competências gerais e transversais do 1.º ciclo e o Plano Curricular. Assim a avaliação dos alunos realiza-se nos domínios do saber, do saber fazer, do saber ser, conviver e relacionar-se com os outros.


Disciplina: Língua Portuguesa 1. º Ciclo

Saber/Saber Fazer 70%

Expressão Oral

• Exprime-se por iniciativa própria utilizando linguagem clara e compreensível;
• Revela capacidade de interacção com o grupo;
• Revela capacidade de compreensão de discursos em diferentes contextos;
• Revela capacidade de utilizar de forma adequada a Língua Portuguesa em diferentes situações de comunicação.


Leitura

• Faz leitura clara, expressiva e compreensiva tendo em conta:
- Articulação
- Pontuação
- Intensidade
- Ritmo
- Localização da informação em material escrito
- Interpretação de textos.


Expressão Escrita

• É capaz de extrair a mensagem implícita e explícita do texto em vários tipos de suporte escrito;
• Produz textos escritos tendo em conta:
- Respeito pelo tema proposto
- Criatividade
- Correcção ortográfica e sintáctica
- Pontuação
- Organização sequencial de ideias
- Recurso a fontes de informação complementares
• Produz textos com diferentes fins comunicativos (notícias, avisos…)
• Identifica regras básicas do funcionamento da língua (Distingue nomes próprios, comuns e colectivos. Conhece paradigmas de flexão nominal, adjectival e verbal. Reconhece as partes constituintes de uma frase)


Disciplina: Matemática 1. º Ciclo

Na resolução de problemas

• Formula e resolve problemas a partir de situações do seu quotidiano, de situações matemáticas e através de colheita e análise de dados (aplicação de estratégias, organização de dados e espírito de investigação - valorização do processo na resolução de problemas).
• Lê, interpreta e/ou traduz representações simbólicas, pictóricas, tabelas e gráficos e apresenta adequadamente informação em qualquer destas formas de representação.
• Selecciona e implementa estratégias de resolução adequadas.

Na Linguagem Matemática

• Revela capacidade de leitura e interpretação, representação, expressão e discussão de tabelas e gráficos à luz das situações a que dizem respeito;
• Revela capacidade de organização de dados relativos a uma situação problemática.
• Integra, mobiliza e comunica em contextos diversificados linguagem matemática.
• Justifica os raciocínios que elabora e as conclusões a que chega.

Na estimativa

• Aplica a estimativa ao trabalho com quantidades, medidas, cálculos e resolução de problemas.
• Aprecia a plausibilidade dos resultados obtidos, confrontando-os com as suas estimativas.

Raciocínio

• Aplica modelos, factos conhecidos, propriedades e relações para explicar o seu raciocínio.
• Formula, representa e testa conjecturas relativas à resolução de situações problemáticas.

Números e Cálculo

• Compreende os sentidos do número (cardinal ordinal e nominal) e o valor de posição;
• Estabelece relações de ordem entre números decimais;
• Aplica com significado as operações matemáticas ( + / - / x / : ) em situações problemáticas;
• Revela destreza no cálculo mental e diversidade de estratégias;
• Revela capacidade na selecção de um método de cálculo apropriado à resolução de problemas.
• Utiliza a máquina calculadora;
• Revela compreensão das operações (algoritmos) e é capaz de operar com números naturais e racionais não negativos na representação decimal;

Geometria (forma e espaço) e medição

• Revela capacidade de exploração de padrões geométricos (compreender/reproduzir/criar);
• Revela capacidade para realizar construções geométricas;
• Revela compreensão e aplicação dos conceitos de ângulo, comprimento, perímetro, área, volume; amplitude; rectas paralelas e perpendiculares
• Revela capacidade de ler/interpretar e projectar “plantas” (sala de aula, aldeia…);
• Identifica/compara as propriedades das figuras e sólidos geométricos;
• Aplica as propriedades das figuras e dos sólidos geométricos em medições e situações problemáticas;
• Distingue círculo da circunferência; relaciona raio e diâmetro;
• Identifica e compreende as grandezas dinheiro, comprimento, área, massa, capacidade e volume;
• Revela capacidade de relacionar as diferentes unidades de medida.


Disciplina: Estudo do Meio 1. º Ciclo


Estudo do Meio

Revela capacidade para:

• Compreensão e aplicação de conhecimentos;
• Aquisição e utilização de vocabulário específico;
• Desempenho no trabalho do grupo;
• Conhecer o seu corpo e ser capaz de aplicar regras básicas de higiene e comportamentos saudáveis;
• Conhecer os factos principais do passado do meio local e nacional;
• Reconhecer a importância dos símbolos nacionais;
• Localizar em mapas aspectos físicos do meio e aglomerados populacionais;
• Localizar e relacionar Portugal na Europa e no Mundo;
• Identificar as principais actividades produtivas do meio envolvente e nacionais.
• Reconhecer factores que contribuem para a degradação do meio ambiente próximo;
• Conhecer e aplicar os bons hábitos/normas alimentares;
• Desenvolver interesse pela experimentação;


Disciplina: Expressão Plástica 1. º Ciclo

Expressão plástica

Revela capacidade para:

• Domínio das técnicas de trabalho
• Destreza manual
• Identificação/exploração de cores e formas de modo harmonioso
• Organização no espaço
• Noção de proporção
• Memória visual
• Sentido estético
• Expressão/criatividade


Disciplina: Expressão Musical/Dramática 1. º Ciclo

Expressão Musical/Dramática

Revela capacidade para:

• Memória auditiva
• Acuidade auditiva
• Sentido rítmico
• Inibição/desinibição
• Coordenação motora
• Produção e/ ou criação de personagens, histórias ou jogos de imaginação


Disciplina: Expressão/Educação Físico-Motora 1. º Ciclo

Revela capacidade para:

• Cumprimento das regras dos jogos
• Destreza
• Velocidade
• Espírito de equipa
• Cumprimento das regras de segurança.


Disciplina: Área de Projecto 1. º Ciclo

Área de Projecto

A avaliação da Área de Projecto deve incidir fundamentalmente sobre o sucesso com que o aluno é capaz de articular os diferentes saberes adquiridos noutras áreas e levar a cabo tarefas inerente à resolução de problemas ou ao desenvolvimento de temas integradores.


• Trabalho em grupo:
- Capacidade de iniciativa;
- Cumprimento de regras de funcionamento do grupo;
- Cooperar com os restantes elementos.
• Ser capaz de escrever e enviar mensagens (cartas, telegrama., e-mail - se tiver computador,...)
• Saber recorrer a fontes de informação adequada aos temas dos projectos que desenvolve (relatos orais, documentos escritos, novas tecnologias...)
• Saber sistematizar a informação recolhida segundo um formato adequado ao tipo de consulta que pretende efectuar no âmbito do desenvolvimento do trabalho que tem em mãos.
• Saber organizar a apresentação de todo o trabalho realizado (dossiers temáticos, exposição directa, divulgação em jornal escolar, dramatizações,....)
• Realizar experiências
• Apetência para colaborar com outros grupos demonstrando valorizar a cooperação em detrimento da competição.


Disciplina: Estudo Acompanhado 1. º Ciclo


Nesta área avalia-se a capacidade de o aluno encontrar as suas estratégias metacognitivas, pelo que a sua avaliação neste domínio, deve centrar-se nos seguintes pontos.

• Hábitos de estudo do aluno
• Estratégias diferenciadas de estudo em função dos conteúdos a estudar
• Pesquisa, utilização de fontes de informação diversificada
• Rentabilidade das sessões de estudo tendo em conta:
     - Planificação do estudo
     - Capacidade de concentração nas tarefas de estudo
     - Autoavaliação da rentabilidade do estudo acompanhado
• Consciência que o aluno tem dos factores que põem em causa uma boa sessão de estudo.
• Consciência que o aluno tem das compensações que pode retirar do estudo.


Disciplina: Formação Cívica 1. º Ciclo

A Formação Cívica é a área onde os alunos devem reflectir e trabalhar em torno de questões relacionadas com os direitos e deveres do cidadão no meio comunitário.

• Contribui para o asseio da sala de aula e recinto escolar não sujando, opondo-se a atitudes de desrespeito.
• É elemento activo no trabalho de limpeza de sala de aula no final de cada actividade.
• É prestável quando solicitado para qualquer tarefa rotineira de alguma responsabilidade.
• Oferece-se para exercer cargos que impliquem tarefas rotineiras de alguma responsabilidade.
• È solidário e tolerante com o outro.
• Tem uma atitude crítica e interventora perante acções do quotidiano escolar, local, nacional e global que desrespeitam o trabalho de outras pessoas ou põem em risco a sua integridade física e moral, no sentido de alterar comportamentos.


Saber ser, conviver e relacionar-se com os outros 30%

• É solidário com os outros
• É assíduo e pontual
• Manifesta desejo em aprender
• Exprime-se espontaneamente
• Está atento ao que o rodeia
• Completa tarefas de forma autónoma e responsável
• Revela iniciativa
• Revela organização
• Cumpre ordens e regras
• Arruma os materiais após as actividades
• Desenvolve aptidões de independência pessoal
• É capaz de ouvir os outros respeitando os seus pontos de vista
• Revela interesse e capacidade de pesquisa
• Organizado na realização e apresentação dos seus trabalhos
• É autónomo e responsável
• Tem boas relações sociais com os colegas, com os adultos


Instrumentos de avaliação

* Diálogo com os alunos
* Registos dos trabalhos individuais
* Trabalhos de grupo
* Registos de comportamentos e desempenho dos alunos
* Fichas de avaliação variadas
* Grelhas de observação
* Fichas de auto-avaliação
* Outros trabalhos realizados pelos alunos
* Portefólio
* Contactos com os Encarregados de Educação

Os diversos instrumentos de avaliação deverão ser valorizados de acordo com as características específicas dos alunos abrangidos pelo Dec.-Lei nº 3/2008.

Aprovado em Conselho Pedagógico de 06/09/2009

Critérios de Avaliação por Ano de Escolaridade

Agrupamento de Escolas do Cávado Sul

Critérios de Avaliação

1.º Ciclo (Por ano de escolaridade)
2010 / 2011


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO POR ANO


1.º Ano


Saber/Saber Fazer 70%

Língua Portuguesa

• É capaz de relatar ou descrever acontecimentos e vivências
• Revela capacidade de formular e/ou responder a perguntas
• Lê textos simples identificando o conteúdo principal
• Produz frases elementares

Matemática

• Situa-se a si e aos outros relativamente a pontos de referência;
• Situa acções no tempo e reconhece o carácter cíclico de certas de certos fenómenos e actividades;
• Compreende globalmente números (até 20) e as suas utilizações (cardinal, ordinal e nominal;
• Efectua compreensivamente as operações (adicionar e subtrair);
• Desenvolve estratégias úteis de manipulação de números e operações de adição e subtracção;
• Revela capacidade em reconhecer e descrever formas geométricas simples;
• Completa sequências de números e padrões;
• Compreende a noção de comprimento e ordena comprimentos;
• Realiza medições;
• Identifica o objectivo e a informação relevante para a resolução de um dado problema.
• Concebe e põe em prática estratégias de resolução de problemas, verificando a adequação dos resultados obtidos e dos processos utilizados;
• Explica ideias e processos e justifica resultados matemáticos;
• Formula e testa conjecturas relativas a situações matemáticas simples.

Estudo do Meio

• Identifica e estabelece relações de parentesco
• Revela capacidade em reconhecer as partes principais do seu corpo
• Reconhece regras de higiene e segurança
• Reconhece regras da alimentação saudável


Saber ser, conviver e relacionar-se com os outros 30%

• É solidário com os outros
• É assíduo e pontual
• Manifesta desejo em aprender
• Exprime-se espontaneamente
• Está atento ao que o rodeia
• Completa tarefas de forma autónoma e responsável
• Revela iniciativa
• Revela organização
• Cumpre ordens
• Cumpre regras
• Arruma os materiais após as actividades
• Desenvolve aptidões de independência pessoal
• É capaz de ouvir os outros respeitando os seus pontos de vista
• Revela interesse e capacidade de pesquisa
• Organizado na realização e apresentação dos seus trabalhos
• É autónomo e responsável
• Tem boas relações sociais com os colegas, e com os adultos


Instrumentos de avaliação

* Diálogo com os alunos
* Registos dos trabalhos individuais
* Trabalhos de grupo
* Registos de comportamentos e desempenho dos alunos
* Fichas de avaliação variadas
* Grelhas de observação
* Outros trabalhos realizados pelos alunos
* Portefólio
* Contactos com os Encarregados de Educação


2.º Ano


Saber/Saber Fazer 70%

Língua Portuguesa

• Revela capacidade de produzir textos sequenciando as ideias
• Revela capacidade de seleccionar do texto a informação necessária
• É capaz de relatar pequenos factos e acontecimentos oralmente e por escrito
• Revela capacidade de formular e/ou responder a perguntas por escrito

Matemática

• Compreende globalmente números (até ao milhar) e as operações (somar, subtrair e multiplicar e dividir) e sua utilização, e ainda, desenvolver estratégias úteis de manipulação de números e operações
• Estabelece ordem de grandeza entre quantidades e medidas
• Identifica, representa e transforma as principais figuras geométricas
• Reconhece sólidos geométricos
• Ser capaz de aplicar o raciocínio lógico matemático em situações problemáticas que envolvam somas, subtracções, multiplicações e divisões (simples).
• Calcula estimativas
• Reconhece o carácter cíclico de fenómenos: hora, dia, semana, mês ano e estações do ano

Estudo do Meio

• Identifica os órgãos dos sentidos e respectivas funções
• Conhece e aplica regras básicas de higiene e segurança
• Conhece e aplica regras básicas de uma alimentação saudável
• Identifica aspectos físicos e sociais do meio envolvente
• Reconhece e identifica seres vivos do meio local


Saber ser, conviver e relacionar-se com os outros 30%

• É solidário com os outros
• É assíduo e pontual
• Manifesta desejo em aprender
• Exprime-se espontaneamente
• Está atento ao que o rodeia
• Completa tarefas de forma autónoma e responsável
• Cumpre ordens
• Cumpre regras
• Arruma os materiais após as actividades
• Desenvolve aptidões de independência pessoal
• É capaz de ouvir os outros respeitando os seus pontos de vista
• Revela interesse e capacidade de pesquisa
• Organizado na realização e apresentação dos seus trabalhos
• É autónomo e responsável
• Tem boas relações sociais com os colegas, com os adultos


Instrumentos de avaliação

* Diálogo com os alunos
* Registos dos trabalhos individuais
* Trabalhos de grupo
* Registos de comportamentos e desempenho dos alunos
* Fichas de avaliação variadas
* Grelhas de observação
* Outros trabalhos realizados pelos alunos
* Portefólio
* Contactos com os Encarregados de Educação


3.º Ano


Saber/Saber Fazer 70%

Língua Portuguesa

• Revela capacidade para ler e interpretar textos
• Produz um discurso adaptado à situação e ao contexto
• É capaz de relatar factos e acontecimentos oralmente e por escrito
• Revela capacidade de formular e/ou responder a perguntas por escrito
• Revela capacidade de aplicar as regras básicas do funcionamento da língua
• Identifica nomes, verbos e família de palavras

Matemática

• Lê e representa números, pelo menos até ao milhão;
• Compreende o sistema de numeração decimal;
• Identifica e dá exemplos de múltiplos e de divisores de um número natural;
• Utiliza estratégias de cálculo mental e escrito para as quatro operações usando as suas propriedades;
• Compreende e realizar compreensivamente algoritmos para as operações de adição e subtracção;
• Compreende, constrói e memoriza as tabuadas da multiplicação.
• Compreende e usa a regra para calcular o produto e o quociente de um número por 10, 100 e 1000;
• Investiga e identifica regularidades numéricas;
• Desenvolve raciocínio proporcional;
• Compreende fracções com os significados quociente, parte-todo e operador;
• Reconstrói a unidade a partir das suas partes;
• Localiza e posiciona números racionais não negativos na recta numérica;
• Descreve a posição de figuras desenhadas numa grelha quadriculada recorrendo à identificação de pontos através das suas coordenadas e desenhar figuras dadas as coordenadas;
• Lê e utiliza mapas e plantas, e constrói maquetas simples;
• Compara e classifica ângulos (recto, agudo, obtuso e raso) e identifica ângulos em figuras geométricas;
• Compara e descreve propriedades de sólidos geométricos e classifica-os (prisma, paralelepípedo, cubo, pirâmide, esfera, cilindro e cone);
• Distingue círculo de circunferência e relaciona o raio e o diâmetro;
• Realiza medições de grandezas em unidades SI, usando instrumentos adequados às situações;
• Compara e ordena medidas de diversas grandezas;
• Estima a área de uma figura por enquadramento;
• Desenha polígonos em papel quadriculado com um dado perímetro e uma dada área;
• Lê e representa medidas de tempo e estabelecer relações entre hora, minuto e segundo;
• Lê e interpreta calendários e horários;
• Formula questões, recolhe e organiza dados qualitativos e quantitativos (discretos) utilizando tabelas de frequências, e, tira conclusões;
• Constrói e interpreta gráficos de barras;
• Identifica o objectivo e a informação relevante para a resolução de um dado problema;
• Concebe e põe em prática estratégias de resolução de problemas, verificando a adequação dos resultados obtidos e dos processos utilizados;
• Explica ideias e processos e justifica resultados matemáticos;
• Formula e testa conjecturas relativas a situações matemáticas simples.

Estudo do Meio

• Identifica os principais órgãos do corpo e respectivas funções
• Identifica regras de bem-estar promovendo a saúde e segurança do seu corpo
• Identifica regras e aplica regras de uma alimentação saudável
• Identifica, defende/conserva o meio local e o património cultural
• Localiza geograficamente a sua região e o país
• Descobre e distingue aspectos físicos do meio local
• É capaz de comparar e classificar seres vivos do meio local, seguindo diversos critérios


Saber ser, conviver e relacionar-se com os outros 30%

• É solidário com os outros
• É assíduo e pontual
• Manifesta desejo em aprender
• Exprime-se espontaneamente
• Está atento ao que o rodeia
• Completa tarefas de forma autónoma e responsável
• Revela iniciativa e organização
• Cumpre ordens
• Cumpre regras
• Arruma os materiais após as actividades
• Desenvolve aptidões de independência pessoal
• É capaz de ouvir os outros respeitando os seus pontos de vista
• Revela interesse e capacidade de pesquisa
• Organizado na realização e apresentação dos seus trabalhos
• É autónomo e responsável
• Tem boas relações sociais com os colegas, com os adultos


 Instrumentos de avaliação
* Diálogo com os alunos
* Registos dos trabalhos individuais
* Trabalhos de grupo
* Registos de comportamentos e desempenho dos alunos
* Fichas de avaliação variadas
* Grelhas de observação
*Fichas de auto-avaliação
* Outros trabalhos realizados pelos alunos
* Portefólio
* Contactos com os Encarregados de Educação


Critérios de avaliação para alunos com N.E.E.

• Os alunos com Necessidades Educativas Especiais, com medidas de regime educativo especial, ao abrigo do Decreto – Lei n.º 3/2008, no artigo n.º 21.º cumprem os critérios definidos nos seus Programas.

Os diversos instrumentos de avaliação deverão ser valorizados de acordo com as características específicas dos alunos abrangidos pelo Dec.-Lei nº 3/2008.

Aprovado em Conselho Pedagógico de 14/09/2010

Critérios Gerais de Avaliação

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO


ANO LECTIVO 2010/2011


INTRODUÇÃO

À educação cabe fornecer, dalgum modo, a cartografia dum mundo complexo e constantemente agitado e, ao mesmo tempo, a bússola que permita navegar através dele (Delors et all – Educação um tesouro a descobrir. Edições ASA, 1996: 77).

A avaliação constitui uma das faces mais visíveis da educação escolar e constitui o elemento regulador do ensino e da aprendizagem, orientador das diversas aquisições realizadas pelos alunos ao longo do ensino básico, apoiando o processo educativo de modo a sustentar o sucesso de todos os alunos.

A avaliação incide sobre as aprendizagens e competências definidas no currículo nacional para as diversas áreas e disciplinas de cada ciclo.


1. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Nos três ciclos do Ensino Básico a avaliação é o resultado do trabalho desenvolvido, expressando a aprendizagem de saberes, competências e atitudes. Assim, a avaliação dos alunos realiza-se nos domínios do saber, do saber fazer, do saber ser, conviver e relacionar-se com os outros.


Estes domínios serão classificados de acordo com as seguintes percentagens:

• SABER E SABER FAZER: 70%
• SABER SER, CONVIVER E RELACIONAR-SE COM OS OUTROS: 30%

Nos Cursos de Educação e Formação (CEF) a classificação dos domínios anteriores será definida pelas respectivas equipas pedagógicas.

Os alunos que beneficiam da medida educativa Currículo Específico Individual, ao abrigo do artº 21º do Decreto-Lei n.º 3/2008 serão classificados de acordo com as seguintes percentagens:

• Saber e saber fazer: 30%
• Saber ser, conviver e relacionar-se com os outros: 70%

1.1 Instrumentos de Avaliação: a avaliação será feita com base nos resultados obtidos pelos alunos, recorrendo aos seguintes contextos/instrumentos de avaliação:

• Portfólios
• Relatórios e textos diversos
• Comunicações, recorrendo a diversos meios de expressão (oral, gráfica, plástica e dramática)
• Trabalhos de pesquisa
• Observação e registo
• Trabalhos de grupo
• Testes e fichas
• Trabalho experimental
• Lista de verificação do desempenho psicomotor


1.2 A avaliação é também o resultado da observação dos seguintes comportamentos e atitudes:

• Autonomia na realização dos trabalhos
• Espírito de iniciativa e curiosidade pelo saber
• Perseverança na realização do trabalho e do estudo, bem como na superação das dificuldades
• Cooperação com os colegas e professores na realização das actividades
• Respeito e cumprimento das regras de conduta, saber estar, ouvir, falar e ser cordial
• Responsabilidade
• Assiduidade e pontualidade
• Cumprimento das tarefas escolares na sala de aula e em casa, dentro dos prazos estabelecidos
• Conservação dos espaços e materiais
• Trazer o material necessário
• Capacidade de se auto-avaliar


1.3 Critérios de Classificação

As aprendizagens e competências, expressas através dos instrumentos de avaliação atrás mencionados, serão classificadas de acordo com a seguinte terminologia:

Não satisfaz (0% a 49%) - corresponde aos níveis 1 e 2
Satisfaz (50% a 69%) - corresponde ao nível 3
Satisfaz Bastante (70% a 89%) - corresponde ao nível 4
Excelente (90% a 100%) - corresponde ao nível 5

No 1.º ciclo utiliza-se a mesma terminologia, que corresponde a uma avaliação sumativa de carácter descritivo.


1.4 Critérios para atribuição de níveis nos 2.º e 3.º ciclos

Nível 1 – Deve ser atribuído quando o aluno não revela qualquer evolução das suas aprendizagens e competências, sendo nula a sua participação nas actividades propostas.
Nível 2 – Deve ser atribuído quando o aluno, apesar de participar nas actividades que lhe são propostas, revela ainda pouca evolução das aprendizagens e competências.
Nível 3 – Deve ser atribuído quando o aluno participa activamente nas actividades que lhe são propostas e revela evolução das aprendizagens e competências.
Nível 4 – Deve ser atribuído quando o aluno, além de participar com empenho nas actividades propostas, revela uma grande evolução das aprendizagens e competências, aplicando-as a novas situações.
Nível 5 – Deve ser atribuído quando o aluno, além de evidenciar um inequívoco interesse e empenho na vida escolar, revela uma ausência de incorrecções no domínio da aplicação das aprendizagens e competências a novas situações, fazendo-o de forma criativa.


2. CRITÉRIOS DE PROGRESSÃO/RETENÇÃO (Despacho Normativo n.º 1/2005)

Salvo decisão em contrário dos respectivos conselho de docentes ou conselho de turma, do 1.º ao 8.º ano ficarão retidos os alunos que se encontrem numa das seguintes situações:



ANO - ANOS NÃO TERMINAIS

1.º -     Não há lugar a retenção, excepto nas situações previstas na Lei n.º 3/2008.
2.º e 3.º -  Se as competências demonstradas pelo aluno não permitem o desenvolvimento das competências essenciais definidas para o final do 1.º ciclo (Desp. Norm. n.º 1/2005).
5.º, 7.º e 8.º -  • Alunos com mais de três níveis inferiores a 3;
                       • Alunos com três níveis inferiores a 3, sendo dois deles a Língua Portuguesa e a Matemática (deliberação do Conselho Pedagógico).



ANO - ANOS TERMINAIS

4.º -     Se o aluno não desenvolveu as competências necessárias para prosseguir com sucesso os seus estudos no ciclo seguinte (Desp. Norm. n.º 1/2005).
 6.º -  • Alunos com nível inferior a 3 a três disciplinas;
          • Alunos com nível inferior a 3 a Língua Portuguesa e a Matemática (D.N. nº 1/2005)




No 9.º ano ficarão retidos os alunos que se encontrem numa das seguintes situações:
Avaliação Sumativa Externa (ponderação de 30% na classificação final)

Após a avaliação sumativa interna não serão admitidos aos exames os alunos que se encontrem numa das seguintes situações:

• Tenham obtido classificação de frequência de nível 1 nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática;
• Tenham obtido classificação de frequência inferior a 3 em duas disciplinas (excepto Língua Portuguesa e Matemática) e de nível 1 em Língua Portuguesa ou Matemática;
• Tenham obtido classificação de frequência inferior a 3 em duas disciplinas, incluindo Área de Projecto, e nível 1 em Língua Portuguesa ou Matemática
• Tenham obtido classificação de frequência inferior a 3 em três disciplinas, incluindo Área de Projecto, desde que nenhuma delas seja Língua Portuguesa ou Matemática;
• Tenham obtido classificação de frequência inferior a 3 em mais de três disciplinas, incluindo Área de Projecto, (excepto se tiverem quatro níveis inferiores a 3, sendo dois deles em Língua Portuguesa e Matemática);
• Em resultado da aplicação da Lei n.º 3/2008.



Após a realização dos exames não serão aprovados os alunos que se encontrem numa das seguintes situações:

• Não tenham realizado algum exame;
• Tenham obtido classificação final inferior a 3 em Língua Portuguesa e Matemática;
• Tenham obtido classificação inferior a 3 em mais de duas disciplinas, incluindo Área de Projecto.


Exames de Equivalência à Frequência dos 2.º e 3.º Ciclos (Alunos Autopropostos)

São admitidos a exame os alunos que se encontrem numa das seguintes situações:
• Tenham iniciado o ano lectivo fora da escolaridade obrigatória;
• Tenham ficado nesta situação até à data limite para a inscrição nos exames e não tenham obtido aprovação na avaliação final do 6.º ou do 9.º ano.
Em Área de Projecto, a menção qualitativa de Não satisfaz tem um efeito igual a um nível inferior a 3 na escala de 1 a 5.
NOTA: Todas as provas são elaboradas a nível de escola, excepto Língua Portuguesa e Matemática no 9.º ano.



A Directora: __________________
                   (Maria Paula Abreu)

Setembro de 2010