Agrupamento de Escolas do Cávado Sul
Critérios de Avaliação
1.º Ciclo
2010 / 2011
Introdução
Sendo a avaliação parte integrante no processo ensino/aprendizagem, constitui um instrumento regulador e certificador das diversas aquisições ao longo do Ensino Básico. Uma das finalidades principais a ter em conta, é a regulação do ensino/aprendizagem e deve ser contínua e sistemática, utilizando para tal instrumentos variados para recolha de informações, devendo estes ser adequados à diversidade das aprendizagens e aos contextos em que ocorrem.
Assim ao abrigo do Despacho Normativo nº 1/2005 e nº50/2005, a avaliação visa:
- apoiar o processo educativo, de modo a sustentar o sucesso de todos os alunos, permitindo reajustamentos dos projectos curriculares de escola e de turma, em função das necessidades educativas dos alunos;
- certificar as diversas aprendizagens e competências adquiridas pelo aluno, no final de cada ciclo e à saída do ensino básico;
- contribuir para melhorar a qualidade do sistema educativo.
Assim, e segundo orientações do Despacho normativo nº1/2005 foram elaborados os critérios de avaliação por ano de escolaridade e para final do 1.º Ciclo. Estes critérios têm por base as competências gerais e transversais do 1.º ciclo e o Plano Curricular. Assim a avaliação dos alunos realiza-se nos domínios do saber, do saber fazer, do saber ser, conviver e relacionar-se com os outros.
Disciplina: Língua Portuguesa 1. º Ciclo
Saber/Saber Fazer 70%
Expressão Oral
• Exprime-se por iniciativa própria utilizando linguagem clara e compreensível;
• Revela capacidade de interacção com o grupo;
• Revela capacidade de compreensão de discursos em diferentes contextos;
• Revela capacidade de utilizar de forma adequada a Língua Portuguesa em diferentes situações de comunicação.
Leitura
• Faz leitura clara, expressiva e compreensiva tendo em conta:
- Articulação
- Pontuação
- Intensidade
- Ritmo
- Localização da informação em material escrito
- Interpretação de textos.
Expressão Escrita
• É capaz de extrair a mensagem implícita e explícita do texto em vários tipos de suporte escrito;
• Produz textos escritos tendo em conta:
- Respeito pelo tema proposto
- Criatividade
- Correcção ortográfica e sintáctica
- Pontuação
- Organização sequencial de ideias
- Recurso a fontes de informação complementares
• Produz textos com diferentes fins comunicativos (notícias, avisos…)
• Identifica regras básicas do funcionamento da língua (Distingue nomes próprios, comuns e colectivos. Conhece paradigmas de flexão nominal, adjectival e verbal. Reconhece as partes constituintes de uma frase)
Disciplina: Matemática 1. º Ciclo
Na resolução de problemas
• Formula e resolve problemas a partir de situações do seu quotidiano, de situações matemáticas e através de colheita e análise de dados (aplicação de estratégias, organização de dados e espírito de investigação - valorização do processo na resolução de problemas).
• Lê, interpreta e/ou traduz representações simbólicas, pictóricas, tabelas e gráficos e apresenta adequadamente informação em qualquer destas formas de representação.
• Selecciona e implementa estratégias de resolução adequadas.
Na Linguagem Matemática
• Revela capacidade de leitura e interpretação, representação, expressão e discussão de tabelas e gráficos à luz das situações a que dizem respeito;
• Revela capacidade de organização de dados relativos a uma situação problemática.
• Integra, mobiliza e comunica em contextos diversificados linguagem matemática.
• Justifica os raciocínios que elabora e as conclusões a que chega.
Na estimativa
• Aplica a estimativa ao trabalho com quantidades, medidas, cálculos e resolução de problemas.
• Aprecia a plausibilidade dos resultados obtidos, confrontando-os com as suas estimativas.
Raciocínio
• Aplica modelos, factos conhecidos, propriedades e relações para explicar o seu raciocínio.
• Formula, representa e testa conjecturas relativas à resolução de situações problemáticas.
Números e Cálculo
• Compreende os sentidos do número (cardinal ordinal e nominal) e o valor de posição;
• Estabelece relações de ordem entre números decimais;
• Aplica com significado as operações matemáticas ( + / - / x / : ) em situações problemáticas;
• Revela destreza no cálculo mental e diversidade de estratégias;
• Revela capacidade na selecção de um método de cálculo apropriado à resolução de problemas.
• Utiliza a máquina calculadora;
• Revela compreensão das operações (algoritmos) e é capaz de operar com números naturais e racionais não negativos na representação decimal;
Geometria (forma e espaço) e medição
• Revela capacidade de exploração de padrões geométricos (compreender/reproduzir/criar);
• Revela capacidade para realizar construções geométricas;
• Revela compreensão e aplicação dos conceitos de ângulo, comprimento, perímetro, área, volume; amplitude; rectas paralelas e perpendiculares
• Revela capacidade de ler/interpretar e projectar “plantas” (sala de aula, aldeia…);
• Identifica/compara as propriedades das figuras e sólidos geométricos;
• Aplica as propriedades das figuras e dos sólidos geométricos em medições e situações problemáticas;
• Distingue círculo da circunferência; relaciona raio e diâmetro;
• Identifica e compreende as grandezas dinheiro, comprimento, área, massa, capacidade e volume;
• Revela capacidade de relacionar as diferentes unidades de medida.
Disciplina: Estudo do Meio 1. º Ciclo
Estudo do Meio
Revela capacidade para:
• Compreensão e aplicação de conhecimentos;
• Aquisição e utilização de vocabulário específico;
• Desempenho no trabalho do grupo;
• Conhecer o seu corpo e ser capaz de aplicar regras básicas de higiene e comportamentos saudáveis;
• Conhecer os factos principais do passado do meio local e nacional;
• Reconhecer a importância dos símbolos nacionais;
• Localizar em mapas aspectos físicos do meio e aglomerados populacionais;
• Localizar e relacionar Portugal na Europa e no Mundo;
• Identificar as principais actividades produtivas do meio envolvente e nacionais.
• Reconhecer factores que contribuem para a degradação do meio ambiente próximo;
• Conhecer e aplicar os bons hábitos/normas alimentares;
• Desenvolver interesse pela experimentação;
Disciplina: Expressão Plástica 1. º Ciclo
Expressão plástica
Revela capacidade para:
• Domínio das técnicas de trabalho
• Destreza manual
• Identificação/exploração de cores e formas de modo harmonioso
• Organização no espaço
• Noção de proporção
• Memória visual
• Sentido estético
• Expressão/criatividade
Disciplina: Expressão Musical/Dramática 1. º Ciclo
Expressão Musical/Dramática
Revela capacidade para:
• Memória auditiva
• Acuidade auditiva
• Sentido rítmico
• Inibição/desinibição
• Coordenação motora
• Produção e/ ou criação de personagens, histórias ou jogos de imaginação
Disciplina: Expressão/Educação Físico-Motora 1. º Ciclo
Revela capacidade para:
• Cumprimento das regras dos jogos
• Destreza
• Velocidade
• Espírito de equipa
• Cumprimento das regras de segurança.
Disciplina: Área de Projecto 1. º Ciclo
Área de Projecto
A avaliação da Área de Projecto deve incidir fundamentalmente sobre o sucesso com que o aluno é capaz de articular os diferentes saberes adquiridos noutras áreas e levar a cabo tarefas inerente à resolução de problemas ou ao desenvolvimento de temas integradores.
•
• Trabalho em grupo:
- Capacidade de iniciativa;
- Cumprimento de regras de funcionamento do grupo;
- Cooperar com os restantes elementos.
• Ser capaz de escrever e enviar mensagens (cartas, telegrama., e-mail - se tiver computador,...)
• Saber recorrer a fontes de informação adequada aos temas dos projectos que desenvolve (relatos orais, documentos escritos, novas tecnologias...)
• Saber sistematizar a informação recolhida segundo um formato adequado ao tipo de consulta que pretende efectuar no âmbito do desenvolvimento do trabalho que tem em mãos.
• Saber organizar a apresentação de todo o trabalho realizado (dossiers temáticos, exposição directa, divulgação em jornal escolar, dramatizações,....)
• Realizar experiências
• Apetência para colaborar com outros grupos demonstrando valorizar a cooperação em detrimento da competição.
Disciplina: Estudo Acompanhado 1. º Ciclo
Nesta área avalia-se a capacidade de o aluno encontrar as suas estratégias metacognitivas, pelo que a sua avaliação neste domínio, deve centrar-se nos seguintes pontos.
• Hábitos de estudo do aluno
• Estratégias diferenciadas de estudo em função dos conteúdos a estudar
• Pesquisa, utilização de fontes de informação diversificada
• Rentabilidade das sessões de estudo tendo em conta:
- Planificação do estudo
- Capacidade de concentração nas tarefas de estudo
- Autoavaliação da rentabilidade do estudo acompanhado
• Consciência que o aluno tem dos factores que põem em causa uma boa sessão de estudo.
• Consciência que o aluno tem das compensações que pode retirar do estudo.
Disciplina: Formação Cívica 1. º Ciclo
A Formação Cívica é a área onde os alunos devem reflectir e trabalhar em torno de questões relacionadas com os direitos e deveres do cidadão no meio comunitário.
• Contribui para o asseio da sala de aula e recinto escolar não sujando, opondo-se a atitudes de desrespeito.
• É elemento activo no trabalho de limpeza de sala de aula no final de cada actividade.
• É prestável quando solicitado para qualquer tarefa rotineira de alguma responsabilidade.
• Oferece-se para exercer cargos que impliquem tarefas rotineiras de alguma responsabilidade.
• È solidário e tolerante com o outro.
• Tem uma atitude crítica e interventora perante acções do quotidiano escolar, local, nacional e global que desrespeitam o trabalho de outras pessoas ou põem em risco a sua integridade física e moral, no sentido de alterar comportamentos.
Saber ser, conviver e relacionar-se com os outros 30%
• É solidário com os outros
• É assíduo e pontual
• Manifesta desejo em aprender
• Exprime-se espontaneamente
• Está atento ao que o rodeia
• Completa tarefas de forma autónoma e responsável
• Revela iniciativa
• Revela organização
• Cumpre ordens e regras
• Arruma os materiais após as actividades
• Desenvolve aptidões de independência pessoal
• É capaz de ouvir os outros respeitando os seus pontos de vista
• Revela interesse e capacidade de pesquisa
• Organizado na realização e apresentação dos seus trabalhos
• É autónomo e responsável
• Tem boas relações sociais com os colegas, com os adultos
Instrumentos de avaliação
* Diálogo com os alunos
* Registos dos trabalhos individuais
* Trabalhos de grupo
* Registos de comportamentos e desempenho dos alunos
* Fichas de avaliação variadas
* Grelhas de observação
* Fichas de auto-avaliação
* Outros trabalhos realizados pelos alunos
* Portefólio
* Contactos com os Encarregados de Educação
Os diversos instrumentos de avaliação deverão ser valorizados de acordo com as características específicas dos alunos abrangidos pelo Dec.-Lei nº 3/2008.
Aprovado em Conselho Pedagógico de 06/09/2009