quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Critérios de Avaliação por Ano de Escolaridade

Agrupamento de Escolas do Cávado Sul

Critérios de Avaliação

1.º Ciclo (Por ano de escolaridade)
2010 / 2011


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO POR ANO


1.º Ano


Saber/Saber Fazer 70%

Língua Portuguesa

• É capaz de relatar ou descrever acontecimentos e vivências
• Revela capacidade de formular e/ou responder a perguntas
• Lê textos simples identificando o conteúdo principal
• Produz frases elementares

Matemática

• Situa-se a si e aos outros relativamente a pontos de referência;
• Situa acções no tempo e reconhece o carácter cíclico de certas de certos fenómenos e actividades;
• Compreende globalmente números (até 20) e as suas utilizações (cardinal, ordinal e nominal;
• Efectua compreensivamente as operações (adicionar e subtrair);
• Desenvolve estratégias úteis de manipulação de números e operações de adição e subtracção;
• Revela capacidade em reconhecer e descrever formas geométricas simples;
• Completa sequências de números e padrões;
• Compreende a noção de comprimento e ordena comprimentos;
• Realiza medições;
• Identifica o objectivo e a informação relevante para a resolução de um dado problema.
• Concebe e põe em prática estratégias de resolução de problemas, verificando a adequação dos resultados obtidos e dos processos utilizados;
• Explica ideias e processos e justifica resultados matemáticos;
• Formula e testa conjecturas relativas a situações matemáticas simples.

Estudo do Meio

• Identifica e estabelece relações de parentesco
• Revela capacidade em reconhecer as partes principais do seu corpo
• Reconhece regras de higiene e segurança
• Reconhece regras da alimentação saudável


Saber ser, conviver e relacionar-se com os outros 30%

• É solidário com os outros
• É assíduo e pontual
• Manifesta desejo em aprender
• Exprime-se espontaneamente
• Está atento ao que o rodeia
• Completa tarefas de forma autónoma e responsável
• Revela iniciativa
• Revela organização
• Cumpre ordens
• Cumpre regras
• Arruma os materiais após as actividades
• Desenvolve aptidões de independência pessoal
• É capaz de ouvir os outros respeitando os seus pontos de vista
• Revela interesse e capacidade de pesquisa
• Organizado na realização e apresentação dos seus trabalhos
• É autónomo e responsável
• Tem boas relações sociais com os colegas, e com os adultos


Instrumentos de avaliação

* Diálogo com os alunos
* Registos dos trabalhos individuais
* Trabalhos de grupo
* Registos de comportamentos e desempenho dos alunos
* Fichas de avaliação variadas
* Grelhas de observação
* Outros trabalhos realizados pelos alunos
* Portefólio
* Contactos com os Encarregados de Educação


2.º Ano


Saber/Saber Fazer 70%

Língua Portuguesa

• Revela capacidade de produzir textos sequenciando as ideias
• Revela capacidade de seleccionar do texto a informação necessária
• É capaz de relatar pequenos factos e acontecimentos oralmente e por escrito
• Revela capacidade de formular e/ou responder a perguntas por escrito

Matemática

• Compreende globalmente números (até ao milhar) e as operações (somar, subtrair e multiplicar e dividir) e sua utilização, e ainda, desenvolver estratégias úteis de manipulação de números e operações
• Estabelece ordem de grandeza entre quantidades e medidas
• Identifica, representa e transforma as principais figuras geométricas
• Reconhece sólidos geométricos
• Ser capaz de aplicar o raciocínio lógico matemático em situações problemáticas que envolvam somas, subtracções, multiplicações e divisões (simples).
• Calcula estimativas
• Reconhece o carácter cíclico de fenómenos: hora, dia, semana, mês ano e estações do ano

Estudo do Meio

• Identifica os órgãos dos sentidos e respectivas funções
• Conhece e aplica regras básicas de higiene e segurança
• Conhece e aplica regras básicas de uma alimentação saudável
• Identifica aspectos físicos e sociais do meio envolvente
• Reconhece e identifica seres vivos do meio local


Saber ser, conviver e relacionar-se com os outros 30%

• É solidário com os outros
• É assíduo e pontual
• Manifesta desejo em aprender
• Exprime-se espontaneamente
• Está atento ao que o rodeia
• Completa tarefas de forma autónoma e responsável
• Cumpre ordens
• Cumpre regras
• Arruma os materiais após as actividades
• Desenvolve aptidões de independência pessoal
• É capaz de ouvir os outros respeitando os seus pontos de vista
• Revela interesse e capacidade de pesquisa
• Organizado na realização e apresentação dos seus trabalhos
• É autónomo e responsável
• Tem boas relações sociais com os colegas, com os adultos


Instrumentos de avaliação

* Diálogo com os alunos
* Registos dos trabalhos individuais
* Trabalhos de grupo
* Registos de comportamentos e desempenho dos alunos
* Fichas de avaliação variadas
* Grelhas de observação
* Outros trabalhos realizados pelos alunos
* Portefólio
* Contactos com os Encarregados de Educação


3.º Ano


Saber/Saber Fazer 70%

Língua Portuguesa

• Revela capacidade para ler e interpretar textos
• Produz um discurso adaptado à situação e ao contexto
• É capaz de relatar factos e acontecimentos oralmente e por escrito
• Revela capacidade de formular e/ou responder a perguntas por escrito
• Revela capacidade de aplicar as regras básicas do funcionamento da língua
• Identifica nomes, verbos e família de palavras

Matemática

• Lê e representa números, pelo menos até ao milhão;
• Compreende o sistema de numeração decimal;
• Identifica e dá exemplos de múltiplos e de divisores de um número natural;
• Utiliza estratégias de cálculo mental e escrito para as quatro operações usando as suas propriedades;
• Compreende e realizar compreensivamente algoritmos para as operações de adição e subtracção;
• Compreende, constrói e memoriza as tabuadas da multiplicação.
• Compreende e usa a regra para calcular o produto e o quociente de um número por 10, 100 e 1000;
• Investiga e identifica regularidades numéricas;
• Desenvolve raciocínio proporcional;
• Compreende fracções com os significados quociente, parte-todo e operador;
• Reconstrói a unidade a partir das suas partes;
• Localiza e posiciona números racionais não negativos na recta numérica;
• Descreve a posição de figuras desenhadas numa grelha quadriculada recorrendo à identificação de pontos através das suas coordenadas e desenhar figuras dadas as coordenadas;
• Lê e utiliza mapas e plantas, e constrói maquetas simples;
• Compara e classifica ângulos (recto, agudo, obtuso e raso) e identifica ângulos em figuras geométricas;
• Compara e descreve propriedades de sólidos geométricos e classifica-os (prisma, paralelepípedo, cubo, pirâmide, esfera, cilindro e cone);
• Distingue círculo de circunferência e relaciona o raio e o diâmetro;
• Realiza medições de grandezas em unidades SI, usando instrumentos adequados às situações;
• Compara e ordena medidas de diversas grandezas;
• Estima a área de uma figura por enquadramento;
• Desenha polígonos em papel quadriculado com um dado perímetro e uma dada área;
• Lê e representa medidas de tempo e estabelecer relações entre hora, minuto e segundo;
• Lê e interpreta calendários e horários;
• Formula questões, recolhe e organiza dados qualitativos e quantitativos (discretos) utilizando tabelas de frequências, e, tira conclusões;
• Constrói e interpreta gráficos de barras;
• Identifica o objectivo e a informação relevante para a resolução de um dado problema;
• Concebe e põe em prática estratégias de resolução de problemas, verificando a adequação dos resultados obtidos e dos processos utilizados;
• Explica ideias e processos e justifica resultados matemáticos;
• Formula e testa conjecturas relativas a situações matemáticas simples.

Estudo do Meio

• Identifica os principais órgãos do corpo e respectivas funções
• Identifica regras de bem-estar promovendo a saúde e segurança do seu corpo
• Identifica regras e aplica regras de uma alimentação saudável
• Identifica, defende/conserva o meio local e o património cultural
• Localiza geograficamente a sua região e o país
• Descobre e distingue aspectos físicos do meio local
• É capaz de comparar e classificar seres vivos do meio local, seguindo diversos critérios


Saber ser, conviver e relacionar-se com os outros 30%

• É solidário com os outros
• É assíduo e pontual
• Manifesta desejo em aprender
• Exprime-se espontaneamente
• Está atento ao que o rodeia
• Completa tarefas de forma autónoma e responsável
• Revela iniciativa e organização
• Cumpre ordens
• Cumpre regras
• Arruma os materiais após as actividades
• Desenvolve aptidões de independência pessoal
• É capaz de ouvir os outros respeitando os seus pontos de vista
• Revela interesse e capacidade de pesquisa
• Organizado na realização e apresentação dos seus trabalhos
• É autónomo e responsável
• Tem boas relações sociais com os colegas, com os adultos


 Instrumentos de avaliação
* Diálogo com os alunos
* Registos dos trabalhos individuais
* Trabalhos de grupo
* Registos de comportamentos e desempenho dos alunos
* Fichas de avaliação variadas
* Grelhas de observação
*Fichas de auto-avaliação
* Outros trabalhos realizados pelos alunos
* Portefólio
* Contactos com os Encarregados de Educação


Critérios de avaliação para alunos com N.E.E.

• Os alunos com Necessidades Educativas Especiais, com medidas de regime educativo especial, ao abrigo do Decreto – Lei n.º 3/2008, no artigo n.º 21.º cumprem os critérios definidos nos seus Programas.

Os diversos instrumentos de avaliação deverão ser valorizados de acordo com as características específicas dos alunos abrangidos pelo Dec.-Lei nº 3/2008.

Aprovado em Conselho Pedagógico de 14/09/2010

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